
Mais de três milhões de celulares devem receber, simultaneamente, uma mensagem de emergência da Defesa Civil neste sábado (14), às 15h. O alerta será enviado como parte de um teste do sistema Defesa Civil Alerta, que está sendo implantado no estado com o objetivo de aprimorar a comunicação com a população em situações de risco ou emergência.
A simulação ocorrerá em Fortaleza, Caucaia, Aquiraz e Uruburetama, e o alerta chegará em forma de um toque sonoro de 10 segundos, acompanhado de uma mensagem de texto informando que se trata apenas de um teste. O aviso será emitido mesmo que o celular esteja em modo silencioso, sobrepondo qualquer aplicativo em uso no momento.
A expectativa da Defesa Civil de Fortaleza é de que o alerta alcance um volume expressivo de pessoas — uma base de aproximadamente três milhões de aparelhos. A recomendação é clara: não entrar em pânico. A ação tem caráter preventivo e educativo, para familiarizar os moradores com a nova ferramenta de segurança.
Compatível com dispositivos Android e iOS lançados a partir de 2020, o sistema exige que o celular esteja conectado a redes 4G ou 5G no momento do disparo da mensagem.
Com o avanço da tecnologia, a Defesa Civil aposta na comunicação direta e imediata como um instrumento crucial para proteger vidas em cenários de desastres naturais ou outras emergências coletivas.







