Facção impõe o medo e lucra com a conexão: Polícia Civil prende 11 suspeitos de extorquir donos de provedores de internet em Fortaleza

Segurança

Uma nova investida contra o crime organizado foi deflagrada nesta segunda-feira (2), em Fortaleza. A Polícia Civil do Ceará prendeu 11 suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV), facção criminosa que, segundo as investigações, vinha aterrorizando empresários do setor de internet, exigindo pagamentos sob ameaça.

A ofensiva é parte da terceira fase da Operação Nocaute, conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e teve como alvo a comunidade do Sossego, no bairro Quintino Cunha, zona oeste da Capital – território tomado pelo medo e silenciado pela imposição do tráfico.Dos presos, nove estavam em liberdade. Dois outros já cumpriam pena no sistema prisional cearense. Entre os capturados, o que mais chama atenção: dois são empresários, donos de provedores de internet, que além de ceder às ameaças, estariam, conforme apurado, colaborando com o esquema criminoso.

Com os investigados, os agentes apreenderam armas de fogo, munições, rádios comunicadores e ainda bloquearam contas bancárias utilizadas para movimentar o dinheiro extorquido. Um dos empresários foi flagrado furtando energia elétrica e recebeu voz de prisão em flagrante.Segundo a Draco, todos os envolvidos já estavam com mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto por associação criminosa. Uma terceira pessoa, também alvo da investigação, foi detida no momento da ação.A operação mostra um retrato alarmante da infiltração do crime organizado em áreas sensíveis da economia popular – como os serviços de conectividade – e levanta um alerta sobre a vulnerabilidade de pequenos e médios empreendedores frente ao poder coercitivo das facções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *